Giro Marília -  Audiência vai apresentar plano para Estação Ecológica de Marília

Uma audiência pública no dia 14 de junho vai apresentar em Marília o Plano de Manejo da Estação Ecológica de Marília, um espaço de preservação ambiental, pesquisa e visitas que pode criar um centro de educação em sustentabilidade além de ações de turismo.

O objetivo é ampliar as discussões sobre o Plano de Manejo e possibilitar a coleta de contribuições dos cidadãos para subsidiar a tomada de decisões do Instituto Florestal sobre Diagnóstico, Zoneamento e Programas que definem as normas e diretrizes do Plano de Manejo da EE Marília.

O plano estabelece metas para cinco atuações diferenciadas no espaço: recuperação, uso público, interação ambiental, proteção e pesquisas.

As atividades para recuperação preveem medidas como contratar e capacitar equipes de recuperação, implantar infraestrutura e adquirir equipamentos, manter contato com órgãos de fiscalização, controlar espécies invasoras e processo de erosão.

Prevê ainda uso público em visitas monitoradas, implantação de trilhas, criação de um centro de atividades para visitantes, produzir material de divulgação em vídeos e informativos, inclusive com distribuição de material na rodovia BR-153, que passa ao lado da estação, e implantar programas de educação ambiental.

A estação ecológica de Marília ocupa 607,14 hectares, com bioma de Mata Atlântica, e é gerida pelo Instituto Florestal do Estado. São pelo menos 129 espécies de plantas identificadas que devem contar com equipes de proteção e fiscalização, especialmente em relação ao uso de áreas vizinhas, como sítios e fazendas.

O espaço envolve ainda biodiversidade em torno do rio Tibiriçá e o espaço deve contribuir para atividades de proteção e fiscalização do uso e preservação do rio.

A audiência será realizada das 18 às 21hs no Auditório da Reitoria da UNIMAR, sito a Av. Hygino Muzzy Filho, 1001 - Campus Universitário, Marília, SP. Os detalhes sobre a estação e o plano de manejo podem ser acessados na página oficial da estação


Últimas Notícias