Arte & Lazer

Produção de moda ganha ar acadêmico

Produção de moda ganha ar acadêmico Produção de moda ganha ar acadêmico Produção de moda ganha ar acadêmico Produção de moda ganha ar acadêmico
Produção de moda ganha ar acadêmico

Produzir moda ganha vez mais status acadêmico em Marília. A instalação de uma faculdade do setor pela Faip trouxe para a cidade um novo jeito de entender e produzir moda: conhecimento técnico.

O resultado é um novo modelo de formação que pode exportar técnicos ou atrair investidores. Com esse perfil a faculdade já produziu cinco semanas de moda na cidade, a última na semana passada.

Em vez da enxurrada de desfiles, palestras, profissionais de sucesso, convidados e estudantes trocando experiências, testando produtos, entendendo técnicas e tendências. Os desfiles acontecem também, como no Concurso Santo de Casa, em que os alunos desenvolveram suas criações, colocaram na passarela e foram julgados.

Nilo Pavarini


Francisco Ramirez Martins Jr; coordenador do curso

Mas o coordenador do curso de moda da Faip, Francisco Ramirez Martins Júnior, explica que mesmo os desfiles saíram do lugar comum. Os alunos criam peças enquanto aprendem diferentes perspectivas e ramos, incentiva a interação e interesse dos alunos, auxiliando suas escolhas acerca do mercado de trabalho.

A cada ano são abordados temas e assuntos diferentes durante a semana, procurando atender as solicitações dos alunos e caminhando sempre com a evolução e as novidades da profissão.

Gabriela, Lucas e Larissa, do 2º ano Gabriele e Carolina descobrem a passarela


Carolina e Guilherme, 4º ano

O Giro acompanhou a Semana de Moda na Faip e o desfile de apresentação da criação dos alunos. O resultado do trabalho é a descoberta de materiais, combinações aliada ao incentivo à criatividade e ao conhecimento técnico sobre os métodos, tecidos, formas de produzir e descoberta de efeitos.

“O que se vê são peças, tendências e estilos que já poderiam estar ou logo vão estar nas lojas, nas ruas e em uso”, destaca a publicitária Alessandra Custódio, do Giro Marília, que participou do evento como jurada.