
O Programa Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério de Esportes, vai implantar seis núcleos de práticas de esportes e atividades de lazer pela cidadania em Marília. A medida atende projeto da Secretaria Municipal aprovado pelo Ministério.
O projeto deve beneficiar pelo menos 2 mil pessoas e terá um investimento do Governo de Federal de R$ 1.476.960,00. Cada núcleo contará com aulas de diversas modalidades esportivas, artesanato e atividades culturais.
São atividades como alongamento, caminhada, ginástica, capoeira, voleibol, vôlei adaptado, hidroginástica, natação, handebol, basquete, futebol, skate, tênis de mesa. Atividades culturais e artísticas: capoeira, teatro, artesanato, filmes, salas de leitura e brinquedoteca.
As regiões escolhidas para implantação dos núcleos são Centro Esportivo Mariliense (Ginásio do Clube dos Bancários), Padre Nóbrega, Poliesportivo Pedro Sola, Poliesportivo Santa Antonieta, Poliesportivo Tatá e Ginásio Neusa Galetti.
O objetivo é democratizar o lazer e o esporte recreativo, a partir de três iniciativas fundamentais: implementação e desenvolvimento de núcleos; formação continuada de gestores, agentes sociais de lazer e esporte e monitoramento e avaliação da política de esporte e lazer.
Além de garantir oferta e direito ao lazer, as atividades incentivam lideranças comunitárias e autoridades para implementação de políticas locais além de qualificação das ações.
Também estão inseridos na proposta recreação e outras possibilidades de manifestação da cultura corporal do movimento, além das relatadas acima, desde que atendam às diretrizes do Programa.
“Quando assumi a secretaria organizamos o setor de Projetos/Convênios que é formado pelos servidores de carreira Daniela Bueno, Doris Mota e Rodrigo Paganini, para desenvolver as propostas e buscar editais”, disse o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Eduardo Nascimento.