Marília

Diocese cria Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística em Marília

Diocese cria Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística em Marília Diocese cria Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística em Marília Diocese cria Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística em Marília Diocese cria Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística em Marília
Diocese cria Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística em Marília

Católicos de Marília ganharam na noite desta sexta-feira sua 18ª comunidade paroquial: a Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, um espaço que começou a ser criada com ampla mobilização de fiéias a partir da evolução na ocupação da zona leste de Marília e nos últimos três anos atuou como ‘Quase-Paróquia’.

A implantação oficial aconteceu durante celebração da missa que contou com a presença de centenas de fiéis. O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, criou a Paróquia e, com o rito de dedicação do templo, inaugurou a igreja que começou a ser construída em 2015.

“Tudo foi realizado porque Jesus é a pedra angular neste edifício”, enfatizou o bispo diocesano durante sua homilia. Ao retomar o tempo em que a comunidade pertencia à Paróquia Santa Isabel, Dom Luiz Antonio agradeceu aos padres, religiosos e leigos que auxiliaram com a evangelização, bem como a todos os que colaboraram na construção da igreja e concluiu afirmando que a criação e instalação da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística “consolida o árduo e gratificante trabalho realizado pela comunidade e voluntários com a coordenação do Pe. Danilo”.

COMUNIDADE

Em 1995, na Praça Hiroshima, o Pe. Rui Félix celebrou a primeira missa que deu início a então comunidade Nossa Senhora Rosa Mística, pertencente à Paróquia Santa Isabel. A princípio, sem estrutura para os momentos de oração, os fiéis participavam das missas na Sorveteria Esmeraldas e, depois, no Colégio Criativo.

No dia 31 de janeiro de 2015, o bispo diocesano criou a Quase-Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística e designou o Pe. Danilo Nobre dos Santos para assumir a comunidade e iniciar a obra do templo que, pronta, conta com 688 metros quadrados de construção.

Com arquitetura moderna, a nova igreja de Marília traz em seus 220 metros de vitrais, confeccionados no estilo mosaico, elementos abstratos que retratam o céu, a terra, a vegetação e os rios, e também rosas, símbolo da imagem da padroeira, com feixes de luz em direção à terra, em sinal de bênçãos sobre o povo.   

Por questões geográficas, a comunidade Santa Luzia, do distrito de Lácio, passa a pertencer à Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística.