Marília

Procon divulga bloqueio de telemarketing abusivo e multa empresas

Procon divulga bloqueio de telemarketing abusivo e multa empresas

Campanha ofensivas que irritam com ligações, muitos registros de queixas em serviços de atendimento ao consumidor e uma operação com multas a pelo menos 20 empresas. O quadro de irritação de consumidores contra abusos dos serviços de telemarketing está provocando mais que bate-boca no telefone e um serviço do Procon pode ajudar.

O volume de queixas acompanha as ofensivas comerciais das empresas, como o lançamento do serviço de TV a cabo da Vivo, que espalhou em Marília equipes de contato direto nas residências e ligações pelo sistema de telemarketing. O resultado foi repetição de ofertas em sequência.

Um sistema de bloqueio de telefone permite que o usuário cadastre o número de sua linha para fugir das ligações – clique aqui para acessar – e a fiscalização do órgão multou neste mês as principais operadoras de telefonia, além de bancos e lojas que mantém as ligações mesmo para bloqueados.

O serviço é resultado de uma lei estadual de 2009. Desde então o Procon cadastrou 1.814.689 números na lista de bloqueio. Os cadastrados também têm a opção de reclamar ao órgão quando recebem as chamadas.

Mas as reações podem ir além disso. Medidas judiciais de indenização são opções para quem documenta a série de ligações com registros de chamadas. Alguns aplicativos permitem até gravar as chamadas.