O secretário estadual da Educação, João Cury, assinou nesta sexta-feira em visita à escola Antonio Augusto Neto, na zona sul de Marília, liberação para reformas no prédio – uma obra na faixa de R$ 110 mil – e prometeu resolver até o final deste ano o bloqueio de verbas da unidade, provocado por desvios e gastos sem comprovação no passado.
A visita cumpriu um compromisso assumido pelo secretário durante encontro com estudantes da escola em Botucatu. E João Cury foi bem recebido, com direito a apresentações, leitura de uma carta aberta, muitas fotos e uma exposição dos problemas da escola.
“Esse é o nosso papel, não é vir aqui e adivinhar o que a escola espera. É a escola que tem dizer o que ela precisa o que ela quer”, disse o secretário durante o encontro.
O aluno Leonardo Batista Ferreira, do Grêmio Estudantil, leu em nome dos colegas e do Conselho de Escola uma carta em agradecimento pela visita, pelos investimentos anunciados e de esperança na solução do bloqueio.
[movie_id#549]“Tendo em vista que a primeira vez que um secretário deu voz a um pedido que vem do chão da escola e de um órgão colegiado, agradecemos à rapidez com que atendeu um dos nossos pedidos”, diz o documento.
“Profundamente preocupados com a situação de bloqueio de verbas e as consequências que isso gerou, nos reunimos para redigir essa carta. Externamos nossa preocupação com a situação, uma vez que em decorrência do bloqueio temos visto vários de nossos projetos se acabar e a credibilidade de nossa escola se perder.”
A carta indica ainda confiança na solução do problema. ”Desejamos uma recuperação rápida afim de que possa superar esse trágico episódio de sua história. E desejamos ao sr secretário e nossas gestoras força para continuar lutando por nós, focos nos objetivos da escola e fé para vencer os entraves que surgirem.”
Como anexo na carta, foram apresentadas algumas necessidades da escola, como investimentos em equipamentos, regularização do serviço de cantina e retomada de projetos extracurriculares.
Após a solenidade, a escola teve apresentação de música feita pelos alunos Rafaela e Matheus Vieira e e de dança com o casal Amanda e Erick. Pais de alunos, professores e lideranças políticas de Marília e cidades próximas acompanharam o anúncio de obras e o encontro.