
Em mais uma manhã de sustos pelo Diário Oficial, a Prefeitura de Marília adiou nesta sexta-feira, poucas horas antes da abertura de envelopes, a sessão de processamento da licitação 009/2018 que vai dar a uma empresa um polêmico contrato de 30 anos para gerar energia com o lixo da cidade.
Uma portaria assinada pelo secretário do Meio Ambiente e Limpeza, Vanderlei Dolce, transfere para o dia 4 de fevereiro a abertura dos envelopes com a propostas.
A medida dá mais tempo para que empresas adaptem suas propostas a mudanças nas regras da licitação feitas em cima da hora, na quinta-feira (veja aqui).
Também dá tempo para que ambientalistas busquem medidas de adequação ou suspensão do processo. A Associação Ambientalista de Marília já pediu à prefeitura a impugnação da licitação, mas a gestão Daniel Alonso rejeitou o pedido.
O contrato prevê concessão de longo prazo e alto custo para um sistema que muitos técnicos consideram ultrapassados, além de ser um procedimento que provoca cruzamento de licitações e serviços, é considerado excludente e de risco ambiental, segundo a ONG.