Em menos de 24h após limpeza realizada pela Prefeitura, a praça localizada no final da rua Mato Grosso, na zona leste de Marília, já se encontra com lixo e entulho acumulado. Segundo a administração municipal, essa situação é comum e acontece em todas as regiões do município.
A Prefeitura informa que atende a chamados de cidadãos para realizar a limpeza, mas outros moradores poluem logo na sequência. No caso em específico da praça na Mato Grosso, residentes locais afirmaram que foram pessoas de outros bairros que sujaram a praça.
Em nota da Prefeitura, o secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, lembrou que o projeto dos EcoPontos está sendo finalizado e logo será colocado em prática através de uma empresa contratada. “Mesmo assim não há motivos para tirar o lixo de dentro da sua casa e jogar em um local público”, disse Dolce.
Outra possibilidade de descarte oferecida é nos mutirões de limpeza realizados pela Prefeitura, que devem ocorrer em ao menos duas ocasiões no ano, afirma a nota divulgada pela assessoria.
A multa para aqueles que descartam lixo e entrulhos em terrenos baldios ou públicos é de R$ 561,33, segundo a da Lei Complementar 13/92 de 13 de janeiro de 1992. Para mais informações e solicitações para limpeza em áreas públicas ou pedido de fiscalização em áreas particulares, o telefone para contato é 3408-6700.