O cartório eleitoral de Marília vai cancelar na próxima segunda-feira até 4.000 títulos eleitorais registrados na cidade por eleitores que deixaram de votar nos três últimos turnos – o que inclui as eleições do ano passado e a de 2016, para prefeito e vereadores.
Eleitores que perderam a votação e não apresentaram justificativa devem procurar o cartório para regularizar a situação e quitar multas previstas pela ausência.
O cancelamento do título provoca uma série de prejuízos e impedimentos para os eleitores, que vão desde a perda de direito a operações de crédito e financiamento até exclusão de programas sociais como o Bolsa família.
A falta do título também impede o eleitor de tomar posse em cargos públicos, mesmo em concursos ou obter passaportes.
BIOMETRIA
A justiça eleitoral também promove o registro obrigatório de biometria, que vai possibilitar a identificação de eleitores pelas digitais. O prazo para biometria vai até 19 dezembro mas o cartório quer evitar que os eleitores deixem para a última hora.
Para fazer a biometria basta comparecer ao cartório com um documento com foto e um comprovante de endereço., O cartório fica na avenida Brasil , 440, no centro de Marília.