
Movimento de 150 colaboradores, quase um ano de trabalho e oito horas de atividades para promover saúde, vida e a cultura japonesa. Com o tempo a favor e grande público, foi assim a 65ª edição do Undokai, a gincana esportiva da Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marilia.
Competições inusitadas para participantes de todas as idades, barracas de alimentação muitos momentos de encontro fazem a programação da gincana.
O encontro começa com exercícios de alongamento e aquecimento para todo o público. Participaram competidores, familiares, voluntários, autoridades políticas da cidade e dirigentes do Nikkey.
O prefeito Daniel Alonso disse que a gincana ‘é mais um presente’ que a comunidade japonesa dá para a cidade. A competição recebe público de toda a região.
Provas como a centopeia, em que cinco competidores precisam atuar juntos e de forma articulada para correr em pranchas de madeira, ou a ‘pesca de feijão’, feita com tradicionais palitos japoneses usados como talheres, são algumas das provas.
E ninguém sai da competição sem prêmio. Com apoio de patrocinadores, todo competidor ganha alguma coisa.
“É uma organização de um ano, que começa com a busca dos patrocinadores, que envolve a organização do espaço, de cada competição, e que não caráter estritamente competitivo, não é um ganhar e outros perderem. É uma celebração da saúde, de cuidar da qualidade de vida”, disse o engenheiro Carlos Saito, coordenador do evento.
Confira na galeria algumas imagens da Undokai 2019.