As competições esportivas não se resumem apenas em ganhar ou perder. Os resultados dos placares não refletem as incontáveis experiências e aprendizados que são vivenciados durante os jogos. Vencedores ou não, todos os envolvidos saem como vitoriosos, pois evoluíram, amadureceram e se superaram. É com essa certeza que alunos, professores, pais e toda a equipe do Colégio Cristo Rei se despediram da XXIX Olimpíada Cristo Rei.
Entre 24 e 28 de junho, cerca de 300 alunos do 6º ao 8º ano estiveram engajados em cerca de 100 partidas de 10 modalidades: vôlei, basquete, handebol, futsal, futebol suíço, tênis de mesa, revezamento 4X100m, arremesso de peso, dama e dominó. Além da prova social de arrecadação de alimentos, da prova histórica de conhecimentos e da competição de danças que também somaram pontos na classificação geral.
Para Edney de Souza, professor de Educação Física do Colégio Cristo Rei, a Olimpíada trabalha, conjuntamente, os aspectos físico, social e emocional. Nosso propósito é favorecer que os alunos possam trabalhar habilidades físicas como força, coordenação, entre outras; possibilitar que eles pratiquem os fundamentos técnicos de cada modalidade e, que com as experiências de jogo, eles possam amadurecer e vivenciar situações enriquecedoras para o processo de formação.
As disputas interclasses renderam muitas emoções e possibilitaram que os estudantes-atletas exercitassem os fundamentos esportivos trabalhados nas aulas de Educação Física ao longo do semestre. Mas, o principal objetivo da Olimpíada Cristo Rei foi favorecer que os alunos colocassem em prática valores como o respeito, a disciplina, a empatia, a união, a autonomia, entre outras habilidades socioemocionais essenciais para a vida.
Segundo a diretora pedagógica Verediana de Rossi Ferreira da Cunha, tudo isso foi vivenciado intensamente. “Naturalmente, ao longo a semana surgiram conflitos, desafios e muitas situações nas quais os alunos tiveram que lidar com seus sentimentos. A frustração da derrota, o respeito ao adversário e ao regulamento, a organização e a responsabilidade. Tudo isso é um grande aprendizado para esses adolescentes”.
Nessa sexta-feira, dia 28, aconteceu a cerimônia de premiação dos campeões da Olimpíada. As equipes vencedoras de cada modalidade, assim como as turmas vitoriosas nas provas social, histórica e de dança foram premiadas com medalhas. A aluna Helena Pacheco Belusci conta que vencer é muito bom, mas a Olimpíada Cristo Rei vai muito além disso. “Nós aprendemos muitas coisas nessa competição. Nossa classe se uniu e fomos melhorando a cada jogo.”
Os grandes campeões gerais de cada série foram anunciados com grande vibração. As turmas que receberam os almejados troféus foram o 6º ano A, 7º ano C e 8º ano B.
O clima de comemoração encerrou o semestre letivo no Colégio Cristo Rei. As aulas retornam no dia 1º de agosto. COnfira na galeria imagens da competição