
A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) divulgou nesta terça-feira mais seis notificações por edital para proprietários de carros sem condições de movimentação deixados estacionados em vias públicas. Seis deles estão na mesma rua na zona norte da cidade, a Corifeu de Azevedo Marques.
Nos 11 casos a Emdurb avisa os proprietários para remoção ou correta destinação no prazo máximo de 5 dias úteis sob pena de multa no valor de R$ 293,47, taxa de remoção no valor de R$ 55,00, mais diárias de permanência no pátio municipal, no valor de 28,00 por dia.
As notificações são medida oficial para permitir o recolhimento dos veÃculos, uma ação anunciada desde 2016 na gestão do ex-prefeito VinÃcius Camarinha e regulamentada no ano passado com previsão de multas alta.
O recolhimento dos carros gera ainda mais custos, como as taxas de guincho e depósito dos veÃculos. Nos casos em que os proprietários não fazem a retirada, os veÃculos são leiloados.
As notificações atingem desde proprietários que não conseguem bancar recuperação dos veÃculos e não dispõem de pontos de estacionamento regular até empresas de aproveitamento de peças que deixam os veÃculos nas ruas.
Apesar de ficarem regularmente estacionados, as carcaças criam diferentes situações de risco além de problemas de limpeza pública e saúde – em alguns casos os veÃculos se tornam criadouros de mosquitos como o Aedes aegypit, transmissor da dengue.