O número de homicídios e vítimas de homicídio em Marília cresceram em 2019 na comparação com 2019. Estupro também registrou maior volume de ocorrências na cidade. Número de roubos, furtos e roubos de veículos caiu.
Os dados estão nas estatísticas oficiais de ocorrência do governo do Estado, que deve promover uma coletiva nesta sexta-feira para apresentar dados gerais do Estado.
O resultado vai na contramão do Estado, que aponta queda em número de vítimas de homicídios e redução de estupros.
A redução do número de roubos em toda a região, que tem comando centralizado em Bauru, já é comemorada pelo governo, que divulgou dados das estatísticas na página da Secretaria de Segurança (veja todos aqui).
Mas se o semestre foi bom para patrimônio não foi tão feliz para proteção às pessoas.
A cidade registrou nos primeiros seis meses do ano oito homicídios dolosos com nove vítimas. O número de mortes já iguala o total de 2018. Nos primeiros seis meses do ano passado foram quatro mortes.
O aumento do registro de estupros é ainda mais preocupante e mostra uma alta de 20%. Foram 36 estupros em seis meses de 2019 contra 30 do primeiro semestre no ano passado.
Entre os casos, são 26 estupros de vulneráveis – crianças e incapazes em qualquer situação – e dez estupros no quadro geral. EM 2018 foram 22 estupros de vulneráveis.
ROUBOS
Marília registrou neste ano 103 roubos, três roubos de veículos e um de carga. Em 2018 foram 118 crimes – queda de 12% -, três roubos de veículos e três de cargas. O ano passado teve 1231 furtos no primeiro semestre contra 1091 deste ano.
ATIVIDADE POLICIAL
A polícia Civil de Marília aumentou número de prisões em flagrante – 353 deste ano contra 336 do ano passado – e registrou menos inquéritos – 1126 neste ano contra 1145 do ano passado.