
A Secretaria Municipal da Saúde informou nesta quarta-feira que a Vigilância Epidemiológica confirmou caso de sarampo em paciente que está internado no Hospital das Clínicas de Marília.
Trata-se de morador do município que passou por vários Estados, recentemente, e, portanto, ainda é apurada a origem do caso, possivelmente importado de outra localidade.
Em função da constatação da positividade, está sendo realizado bloqueio em varredura, com verificação de cadernetas e imunização de pessoas que ainda não eram vacinadas. A ação envolve 24 quadras no entorno da residência, além de empresa com mais de 500 funcionários. Não foi divulgada a região em que o paciente mora.
A Secretaria da Saúde de Marília lembra que o alerta para o sarampo foi feito pela Secretaria de Estado de São Paulo, válido para todos os municípios, e pede à população que procure uma unidade de saúde, munido com a caderneta de vacinação, para averiguar a situação vacinal.
O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral). Caso não tenha tomado, a rede municipal disponibiliza o imunobiológico e recomenda a verificação das cadernetas, com vacinação a todas as pessoas com idade entre 7 e 29 anos.
Os adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960, também devem ser vacinados, de acordo com a anotação – completando ou iniciando o esquema vacinal.