
Suzana Cristina de Jesus, moradora da zona norte de Marília e usuária da UBS Jânio Quadros, denunciou em redes sociais as dificuldades para conseguir um exame de sangue para o filho, de sete anos, em investigação de um caso de anemia e sangramentos repetidos.
Segundo a mãe, o filho apresenta sangramentos pelo nariz com grande volume de sangue por até três vezes por semana. Já passou por atendimentos de urgência na UPA, ainda na zona norte, e foi encaminhado para tratamento pelo SUS no Hospital São Francisco, na zona sul.
A denuncia provocou repercussão e queixas de outros usuários contra o atendimento na unidade.
O retorno do menino no atendimento médico está previsto para o dia 27 de setembro. O exame na unidade de saúde foi agendado para o dia 2 de outubro. A espera em torno de dez dias é considerada rotineira na rede de saúde, que em alguns casos envolve até 20 mil atendimentos gerais por mês.
“Ele já passou pelo Materno Infantil também, mas o atendimento de otorrino é feito no São Francisco. Eles deram a guia para um exame, foi até o posto de saúde e me disseram que neste mês não tem mais.”
Na mensagem divulgada em, redes sociais, Suzana critica a falta de estrutura para os casos de urgência, que segundo ela estaria indicado no pedido de exame.
“O médico me disse que tem uma filha de exames e ele não poderia passar o meu na frente. O atendimento foi muito ruim também, foram bem grossos comigo”, disse.
Suzana afirmou que depois de relatar o caso conseguiu apoio na família para fazer um exame pago em laboratório da cidade. Já retirou a guia no posto para encaminhar o exame. A criança precisa de coleta de hemograma e coagulograma para possíveis investigações de outras patologia