Marília

Cardiologistas vão a escolas de Marília orientar prevenção de doenças

Cardiologistas vão a escolas de Marília orientar prevenção de doenças

Três cardiologistas de Marília vão levar a 11 escolas públicas da cidade orientação sobre fatores de risco e proteção à saúde cardiovascular na próxima quarta, 25, em comemoração antecipada ao Dia Mundial do Coração, 29 de setembro.

Os especialistas André Moro, Marcos Tiveron e Alexandre Rodrigues vão participar de oficinas com monitores das escolas que já passaram por orientações sobre medidas de prevenção que envolver brincadeiras, jogos, esportes e outras atividades.

Serão atingidos alunos de ensino fundamental em médio em circuitos que preveem atividade física, nutrição, teatro, relaxamento e multimídia-estudo.

Os monitores guiarão a experiência dos alunos, orientando para os sete fatores de risco modificáveis das doenças cardiovasculares (obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo e estresse), além de fatores protetores para a saúde do coração: atividade física regular e alimentação saudável.

O trabalho acompanha uma ação que vai atingir 210 escolas em todo o Estado em uma parceria que envolve a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e as 19 regionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

É o maior programa de prevenção cardiovascular do mundo, e o território paulista torna-se pioneiro ao receber as atividades.

O presidente da regional da Socesp em Marília, André dos Santos Moro, destaca que a prevenção da saúde cardiovascular é essencial como medida primária da promoção da saúde global.

“Sabe-se que grande parte desse cuidado é feito com modificações no estilo de vida das pessoas. Educar estudantes e professores é algo essencial para chegarmos a esse objetivo”, afirma.

“Mudanças de hábito como usar escadas, descer uma estação de ônibus antes, fazer trabalhos a pé, ingerir menos açúcar e produtos industrializados. Tudo isso forma uma atitude primordial para prevenção de doenças cardiovasculares”.

Veja abaixo a lista de escolas atingidas no projeto

Dr André Moro
EE Amílcare Mattei
EE Antonio Augusto Neto
Ceeja
EE Edson Viana Alves
EE Lourenço de Almeida Senne
EE Maria Cecília Ferraz
EE Reiko Uemura

Dr Marcos Tiveron
EE Benito Martinelli
EE Amélia Lopes Anders

Dr Alexandre Rodrigues
EE Gabriel Monteiro da Silva
EE Emiko Matsumoto