
A empresária e política Daniele Alonso alterou nesta segunda-feira uma postagem de redes sociais que provocou uma onda de reações e acusações de preconceito contra LGBTs e negros (veja mais aqui).
Dani, como é conhecida a filha do prefeito Daniel Alonso, retirou da publicação frase que provocou uma onda de críticas ao comentar mudanças no perfil do Enem com retirada de questões sobre racismo e homofobia.
A publicação, que replicava reportagem sobre as mudanças no perfil das provas, foi acompanhada pela frase “foco no que interessa”, o que provocou as reações.
Os críticos da postagem dizem que Daniele, uma figura pública, reforçou preconceito ao desconsiderar a importância da inclusão social e do combate ao racismo.
A maior parte das críticas e publicações partiu de coletivos, ativistas e simpatizantes da causa LGBT, mas também incluiu manifestações pela questão racial. “Publicação racista e homofóbica”, enviou um leitor, negro, ao Giro Marília.
Em sua defesa, Dani Alonso disse considerar “triste quando o preconceito está na mente de vocês mesmos”.
“Eu não acho que LGBT e negros sejam assuntos a serem pautados o tempo todo, uma vez que pra mim é tão natural a convivência, o respeito e inclusive a amizade”, afirmou quando começou a polêmica.
A alteração desta segunda-feira não foi acompanhada por nenhuma mensagem da empresária.