
Jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA em Marília participaram de um projeto de incentivo à leitura que envolve reforma da biblioteca, ampliação do acervo e um bate-papo com o jornalista e escritor Ramon Franco Barbosa.
As atividades fazem parte do projeto “Bibliotecando na Fundação CASA”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura de Marília.
A primeira ação foi a reforma do espaço da biblioteca, que ganhou novas cores nas paredes, teve suas prateleiras reformuladas e também recebeu suportes para expor alguns livros.
Na sequência, foi o acervo do espaço que recebeu uma renovação: os novos livros adquiridos passaram a conviver com os títulos mais antigos e todos foram catalogados.
O trabalho contou com apoio da agente educacional e responsável pelo projeto no centro, Célia Oliveira Martins, com a ajuda da bibliotecária Janaina de França, que é parceira da Secretaria da Cultura.
Por fim, foi realizado o encontro com o jornalista. Durante a conversa, Franco falou sobre seu romance, A Próxima Colombina, que narra uma história policial, em parte inspirada no tempo em que o escritor passou trabalhando como jornalista na cidade.
De acordo com o coordenador pedagógico do centro, Leandro Franco, a iniciativa foi muito positiva.
“Todas as ações contaram com a participação efetiva dos adolescentes, pois para nossos alunos a biblioteca é de fundamental importância, pois os adolescentes semanalmente fazem empréstimos de livros e levam para seus dormitórios onde realizam as suas viagens no mundo da imaginação”, concluiu.