Marília

Univem promove capacitação de professores para novo modelo educacional

Univem promove capacitação de professores para novo modelo educacional Univem promove capacitação de professores para novo modelo educacional Univem promove capacitação de professores para novo modelo educacional Univem promove capacitação de professores para novo modelo educacional
Ciclo de encontros sobre as novas metodologias de ensino-aprendizado, com o tema “Como a tecnologia deve ser utilizada no contexto da Educação 4.0”
Ciclo de encontros sobre as novas metodologias de ensino-aprendizado, com o tema “Como a tecnologia deve ser utilizada no contexto da Educação 4.0”

Única Instituição de Ensino Superior do Brasil a adotar um modelo educacional baseado nos conceitos e tecnologias da Educação 4.0 e da Inteligência Artificial, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM encerrou, ontem, o ciclo de encontros sobre as novas metodologias de ensino-aprendizado, com o tema “Como a tecnologia deve ser utilizada no contexto da Educação 4.0”. Coordenada pela Pró-reitora Acadêmica da instituição, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, a capacitação discutiu a necessidade de metodologias diferenciadas para aulas, cujo objetivo seja preparar os cidadãos para o século XXI, alinhando-as à Transformação Digital e à Inovação Tecnológica, premissas de formação que são a base metodológica do UNIVEM.

“No atual cenário educacional, o UNIVEM procura sempre protagonizou novos e melhores caminhos para adequar-se às necessidades de seus alunos, do mercado e da sociedade. Discutir a necessidade de metodologias diferenciadas para aulas, significa discutir a mudança dos papéis dos atores acadêmicos, num processo em que o conhecimento é construído e reconstruído continuamente. O professor passa a ser a ponte entre alunos e conhecimento, pois se tem clareza de que é fundamental ‘aprender a aprender’ sempre”, ressaltou a Pró-reitora Acadêmica.

De acordo com ela, as novas metodologias apresentadas pelo UNIVEM  acompanha o crescimento exponencial do conhecimento produzido pela humanidade e nessa perspectiva não se tem a pretensão de esgotar os diferentes caminhos para promover o processo de ensino-aprendizagem, mas sim de apontar grandes direcionadores para um novo fazer pedagógico, que tornem o aprendizado mais eficaz e moderno, adequado à necessidade das sociedades contemporâneas. “As novas gerações, influenciadas e inseridas na tecnologia, anseiam por um novo ‘fazer pedagógico, que coloque o aluno no centro do processo, proporcionando a ele a possibilidade de se expressar, de criar e de socializar seus conhecimentos”, disse a Prof.ª Raquel Ferraroni Sanches.

Para tanto, as habilidades e competências, necessárias ao um novo cidadão global autônomo, deverão ser desenvolvidas sob o enfoque de trabalho com metodologias ativas, educação personalizada e interdisciplinar, que se desdobram em ricas possibilidades de trabalho pedagógico.

Prof.ª Dr.ª Raquel Ferrani Sanches, Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM: “A construção ativa do conhecimento abre a possibilidade de o estudante ser agente do seu aprendizado”

Metodologias Ativas

Entendendo que o conceito de formação existente até os dias de hoje já não atende mais as necessidades e a  realidade do mercado e, que a chamada “Revolução 4.0”, exige maior adaptação aos novos parâmetros produtivos e de crescente de competitividade, o UNIVEM capacita seu corpo docente para que utilize de elementos inovadores dentro do ambiente escolar por meio de metodologias ativas, gerando, impreterivelmente, novas atribuições às já remanescentes habilidades e competências dos educadores.

As metodologias ativas preconizam o aprendizado por meio de resoluções de problemas, estimulam a inventividade do educando que vê a si mesmo como sujeito na resolução de temas ou situações problemas.

Além disso, estimulam a resolução de situações práticas e reais, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os estudantes também conseguem trabalhar competências como autonomia, responsabilidade, proatividade, trabalho em equipe e independência.

“A construção ativa do conhecimento abre a possibilidade de o estudante ser agente do seu aprendizado, tornando-se sujeito de sua formação, desenvolvendo suas responsabilidades individuais e coletivas com criatividade e integridade e atento às necessidades do presente e projetando-se para o futuro. O cenário de maior competitividade e desafios, somados aos novos parâmetros produtivos da Revolução 4.0, desenvolve as condições para um ambiente educativo que se relaciona às práticas da inovação e do empreendedorismo”, explicou.

AMBIENTES EDUCATIVOS

Única instituição de ensino do Estado de São Paulo a integrar um Ecossistema de Inovação a sua proposta pedagógica, em que ambientes de inovação da instituição, o Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília e o Centro Incubador de Empresas de Marília – CIEM, são utilizados como ambientes de aula para aplicação de conceitos práticos na área do empreendedorismo e da inovação. Somente no UNIVEM, os alunos têm aulas num espaço criativo de empreendedorismo, o InnovaSpace Coworking, instalado no CITec-Marília, onde desenvolvem habilidades empreendedoras e softskills para se tornarem os futuros líderes da nossa sociedade. A partir de 2020, o UNIVEM inova mais uma vez e passa a respirar um novo ambiente educativo.

Além do novo conceito em Educação, baseado na Transformação Digital, os alunos terão acesso a salas “digital”, reforçando a nova postura do UNIVEM em relação a construção de conhecimentos, habilidades e atitudes e na sistematização do saber, na reorientação da aprendizagem por parte dos docentes, a fim de diagnosticar os avanços e retrocessos na construção do conhecimento afim de alcançar as metas pretendidas, em um processo contínuo e sistemático.

“Não se tratam, apenas, de mudanças técnicas digitais, mas sim na mudança de como usamos a internet, pelo estimulo à colaboração e à criatividade, por meio de plataformas interativas, wikis, redes sociais e taxonomias digitais, dentre outras ferramentas que se desenvolvem constantemente. Por isso se faz imprescindível o desenvolvimento de novas metodologias de suporte da reconfiguração dos ambientes educativos, sejam estes presenciais ou à distância, que transformem o educando em sujeito do seu processo de ensino. Essa nova postura já é realidade no UNIVEM”, concluiu a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches.