Veículos

Novo Kia Rio vai roubar vendas do HB20? Confira as primeiras impressões

Novo Kia Rio vai roubar vendas do HB20? Confira as primeiras impressões Novo Kia Rio vai roubar vendas do HB20? Confira as primeiras impressões Novo Kia Rio vai roubar vendas do HB20? Confira as primeiras impressões Novo Kia Rio vai roubar vendas do HB20? Confira as primeiras impressões
Novo Kia Rio vai roubar vendas do HB20? Confira as primeiras impressões


source
Kia Rio arrow-options
Cauê Lira/iG Carros
Kia Rio tem um visual arrojado, projetado para agradar todos os públicos. Na mira, tem modelos como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e VW Polo

Quatro anos após revelar as intenções de trazer um novo hatch compacto acima do Picanto para o Brasil, a Kia finalmente lançou o Rio . O modelo chega em duas versões, LX e EX, por R$ 69.990 e R$ 78.990, respectivamente, para enfrentar os vitoriosos Hyundai HB20 , Chevrolet Onix e VW Polo .

LEIA MAIS: Kia Rio poderá ganhar versão sedã no futuro, afirma presidente da marca no Brasil

Feito no México, o modelo é o único importado de sua categoria. Isso implica em algumas limitações para o Rio , que ficará sempre à mercê da cotação do dólar, tributos e outros empecilhos. Por conta disso, a Kia trouxe apenas versões automáticas, mirando as fatias intermediária e alta da categoria dos hatches compactos.

Pelos equipamentos, o Kia Rio LX, o mais barato, disputará com VW Polo 1.6 MSI (R$ 63.350), Fiat Argo 1.8 HGT (R$ 69.990) e Chevrolet Onix Premier (R$ R$ 69.990). Portanto, páreo duro pela frente, mas a Kia está confiante de que cumprirá as expectativas de 2,4 mil unidades para o primeiro ano – média de 200 veículos por mês.

Para o nosso primeiro contato ao volante do modelo, a Kia optou pela versão EX, a mais cara. Por R$ 78.990, disputará com Polo 1.0 Highline (R$ 76.990), Onix 1.0 Premier III (R$ 72.990) e Yaris XS Connect (R$ 78.490), integrando uma boa lista de equipamentos.

Kia Rio arrow-options
Divulgação
O interior do Kia Rio traz o mesmo arranjo de outros modelos da marca, como Cerato e Sportage

O Rio EX traz ar-condicionado digital, bancos e volante revestidos em couro (com texturas dignas de carros premium), luzes de condução diurna em LED, assistente de saída em rampa, piloto automático e saída USB para quem vai sentado no banco traseiro. O motor será sempre 1.6 flex de 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgfm de torque a 4.500 rpm, com câmbio automático de seis velocidades.

LEIA MAIS: Rodamos mais de 1.300 km com o Chevrolet Onix Premier; veja as impressões

De série, o hatch da Kia já traz alguns itens de segurança interessantes, como controle de frenagem em curva e gerenciamento de estabilidade. Estes sistemas funcionam como apoio para os controles de estabilidade e tração, assegurando um comportamento mais estável, mesmo em situações atípicas de chuva. Em contraponto, não há airbags laterais e de cortina – apenas frontais.

Bom acabamento

Como você verá no vídeo abaixo, o Kia Rio traz acabamento acima da média. O interior é montado inteiramente por plástico duro, mas a qualidade dos materiais e variação de texturas chamam atenção. Ainda sinto que a Kia tem uma pegada menos ousada no design, talvez para não pisar na área de layouts da Hyundai.

O painel lembra bastante o do irmão Kia Sportage, mas a tela multimídia que é totalmente integrada ao conjunto do SUV é do tipo flutuante no Rio. Há a possibilidade de fazer o pareamento da interface do celular via Apple CarPlay e Android Auto, onde o motorista poderá reproduzir apps como Spotify, Waze e Google Maps. Não há carregador de celular por indução

Há espaço suficiente para quatro adultos viajarem com conforto. Os mais altos também vão gostar do espaço para a cabeça, privilegiado pelo teto um pouco mais elevado. Neste quesito, o Rio está de acordo com o que vem sendo apresentado na categoria pelas marcas mais “tradicionais”, digamos. O porta-malas de 325 litros é excelente, bem acima dos 300 litros de Polo e Argo.

Durante os primeiros minutos de nosso breve test-drive com o Rio, o bom arranjo da suspensão chamou atenção. Ela funciona muito bem com os pneus mais “gordinhos” nas medidas 185/65 R15, ainda que não seja tão agradável aos olhos. A rolagem da carroceria nas curvas é amena e os buracos não são sentidos com força na cabine. Um carro ao gosto do brasileiro.

Se tivesse aletas para trocas de marcha atrás do volante, o Rio poderia ter uma característica ainda mais esportiva. O câmbio de seis marchas responde bem ao pedal do motorista, proporcionando reduções rápidas e sem solavancos. Ainda que o torque cheio seja entregue a partir de 4.500 rpm, o motor não “grita” nas acelerações mais vigorosas. Mais de uma vez, a Kia salientou o bom isolamento acústico do Rio, proporcionado por bons materiais na parede de fogo.

Vai roubar vendas do HB20?

Kia Rio arrow-options
Divulgação
Apesar dos bons equipamentos, o Kia Rio ainda peca por contar com apenas dois airbags, obrigatórios por lei

Talvez esta seja a principal dúvida acerca do lançamento da Kia. Afinal, o Rio tem cacife para roubar as vendas de quem não curtiu o HB20? Após as primeiras impressões ao volante, a melhor resposta que podemos dar é: depende da versão. Enquanto ambos os carros contam com motor 1.6 e câmbio automático (como o HB20 Vision de R$ 67.390), a balança parece pesar para o Rio.

LEIA MAIS: Toyota Yaris X-Way: aventureiro “light”

Subindo para o modelo topo de linha EX, o HB20 tem o bom argumento do motor 1.0 turbo de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, garantindo mais agilidade que o Kia. De fato, o novo hatch deixará muitos consumidores indecisos. Você poderá conferir o seu comportamento contra os principais rivais no próximo mês, quando o Rio estiver em nossa redação.

Ficha técnica
Preço: a partir de R$ 69.990
Motor: 1.6, aspirado, flex
Potência: 130 cv a 6.000 rpm
Torque: 16,5 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão: automática, seis velocidades
Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira), tambor (traseira)
Dimensões: 4,06 m (comprimento), 1,72 m (largura), 1,45 m (altura), 2,58 m (entre-eixos)
Porta-malas: 325 litros
Desempenho: 0 a 100 km/h em 10,5 s
Vel. Máx: 191 km/h
Consumo etanol: 7,8 km/l (cidade), 9,8 km/l (estrada) 
Consumo gasolina: 11,5 km/l (cidade), 13,9 km/l (estrada)

Fonte: IG CARROS