O final de semana mostrou mais uma temporada de muitas falhas no sistema de limpeza pública e de descaso de moradores com sujeira e riscos em Marília tanto no centro quanto nos bairros.
Imagens divulgadas por leitores do Giro mostram diversos pontos de descarte irregular, que vão de restos de eletrônicos a lixo doméstico, carvão e muito material descartável em diferentes pontos do centro da cidade, ao lado da ferrovia.
Na zona norte, uma operação desenvolvida por voluntários do Sicoe coletou o equivalente a 400 sacos de lixo de 50l de terrenos, ruas e áreas de circulação.
O Giro passou a receber na semana passada diferentes denúncias de moradores sobre abandono. Os primeiros casos já mostraram despejo ao lado da ferrovia e também em bairros, como na zona sul da cidade com praça e ruas cheias de descarte irregular.
As imagens do final de semana mostram sacos, restos de comida, material plástico em copos e pratos e outras formas de consumo. Há indicação de diferentes casos provocados por moradores em situação de rua.
Mas o alerta mostra que a cidade falha nos serviços de varrição e controle destes locais, especialmente em meio a uma campanha de conscientização e limpeza para prevenção de doenças como a dengue.
O lixo deixado na rua é um potencial abrigo para criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A falta de lixeiras, que tradicionalmente são alvos de vandalismo, é um dos incentivos para despejo de copos e outros materiais nas guias e sarjetas.