Um balanço divulgado nesta terça-feira pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, mostra que o número de multas por desrespeito às vagas de zona azul cresceram mais de 800% neste ano em relação a 2019 após adoção do sistema digital de controle das vagas.
Segundo o balanço de Rio Preto, o número de multas por estacionamento irregular passou de 237 casos em janeiro de 2019 para 2.235 casos em janeiro deste ano.
A Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) de Rio Preto, explica que o sistema não perdoa nenhuma irregularidade. E diferente do modelo tradicional de fiscais, o modelo de controle eletrônica mantém atuação permanente em toda a área (veja aqui a reportagem na integra).
Marília está em processo de instalação do sistema digital da zona azul. A concorrência aberta pela Emdurb para contratar empresa do setor deve abrir envelopes no final deste mês (sabia mais aqui).
Mas segundo o presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), Valdeci Fogaça, a intenção é atender uma demanda do comércio e melhorar as condições de estacionamento para visitantes e consumidores.
“O ideal é que não haja multa nenhuma, que todos os motoristas entendam a importância do sistema, usem o sistema digital, estacionem de forma regular. Não é uma medida para criar multas, é um projeto que atende pedidos de comerciantes”, afirmou.
Valdeci Fogaça disse que a concorrência prevê fase de testes e divulgação do sistema para que os motoristas entendam funcionamento e evitem estacionar de forma irregular.
Disse ainda que o sistema digital prevê a empresa adote diferentes medidas para facilitar acesso ao sistema em toda a área coberta pelo estacionamento rotativo, de forma que os condutores consigam carregar os créditos e usar as vagas de forma legal sem problemas.
“Como já foi dito varias vezes hoje você não acha lugar para estacionar no comércio. Se ninguém ignorar o sistema não vai ter multa nenhuma e é esse o nosso objetivo.”
A concorrência para instalação do sistema prevê 3.210 vagas de estacionamento rotativo e tarifas entre R$ 2,00 por uma hora de uso e R$ 4,00 por duas horas.