O Rotary Club de Marília Tradição concluiu a oitava edição do Projeto Baú de Livros e repassou para a Emef Professor Antonio Moral, na zona sul de Marília, 150 livros para uso, consulta e incentivo à leitura entre estudantes.
Criado em 2014, o projeto é focado em atendimento a escolas da rede municipal. Os rotarianos definem com as escolas livros que interessa para a unidade trabalhar em aula, complementar matérias, criar projetos de pesquisa ou simplesmente fomentar a paixão pela leitura.
O resultado é a doação de obras nacionalmente reconhecidas, que implementam, acrescentam interesse e estimulo nas matérias e motivem professores e estudantes.
“O objetivo do projeto é não só incentivar a aquisição do habito da leitura, mas levar o aluno a reconhecer a leitura como fonte de informação, prazer e conhecimento, além de estimular a criatividade e ampliar o vocabulário e melhorar a ortografia dos alunos da rede pública municipal de ensino”, diz um comunicado oficial do Rotary Tradição.
Entre os benefícios, a instituição aponta desenvolvimento de concentração, melhoria do vocabulário, estimulação para memória e o raciocínio; curiosidade, imaginação e criatividade.
“Ajuda a criança a perceber e lidar com os sentimentos e as emoções; auxilia no desenvolvimento da empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro); ajuda a minimizar problemas comportamentais como a agressividade, a hiperatividade e o comportamento arredio; desenvolve a linguagem oral; fortalece laços familiares.”
A escola foi escolhida após consulta junto à Secretaria Municipal de Educação, com critérios que consideram estudo em tempo integral e necessidade de livros para implementar o desenvolvimento da leitura entre os alunos.
Posteriormente, o clube, entra em contato com a direção que, através de seus professores elaboram uma lista contendo os títulos que pretendem trabalhar no ano letivo pertinente.
“O Rotary Club de Marília Tradição se encarrega da aquisição destes livros, que é realizada através dos recursos financeiros do próprio Clube e empresas patrocinadoras do projeto, devendo destacar que o recurso financeiro para a ultima aquisição, veio da Fundação Rotaria através dos Subsídios Distritais.”
Desde o primeiro projeto já foram doados 1628 livros. Foram contempladas as Emefs Edméia Sola, Américo Capelozza, Nicácia Garcia Gil, Nelson Gabaldi, Cecilia Alves Guelpa, Paulo Freire e Amaury Pacheco.
“É importante destacar que, todas as escolas contempladas com este projeto, segundo a Secretaria Municipal de Educação, tiverem aumento de suas notas no IDEB, após a realização do projeto; o que incentiva o clube rotário a dar continuidade no mesmo. “
A cerimônia de entrega contou com presença do prefeito Daniel Alonso, do secretário da Educação Helder Bochi, do governador Distrital do Rotary Club do Distrito 4510, Marcos Antonio Carchedi; do presidente do Rotary Club de Marília Tradição, Jose Antonio Carmanhani; da professora Marcia Vinhoto, companheira do clube e uma das idealizadoras e criadora do projeto; da diretora da escola, Marli Cristina Valim, além de professores, rotarianos e 200 crianças de seis a 11 anos.