Marília

Família improvisa terapias para filho autista em Marília e vídeo emociona

Família improvisa terapias para filho autista em Marília e vídeo emociona

Eles fizeram de novo. Em mais uma iniciativa que ensina e emociona, uma família de Marília mostrou em um vídeo como adapta a casa e improvisa atividades para o filho de quatro anos com espectro autista para encarar a quarentena com a criança que costumava ter rotina muito movimentada.

O vídeo chegou às redes sociais em páginas de apoio e uma clínica de terapia que ele frequenta e coleciona comentários e elogios.

Davi tem quatro anos, foi diagnosticado com espectro autista com 1 ano e 7 meses, e faz pelo menos 20 horas de terapia todas as semanas com psicoterapia ABA, fonoaudiologia, terapia ocupacional com integração sensorial, música, natação, além da escola.

A mãe, Thaís, enfermeira e professora, disse que a quarentena criou diferentes desafios. “Tivemos que nos adaptar com home office ( sou professora Universitária e meu marido trabalha em uma multinacional) e com as crianças (Davi tem uma irmã, a Laura de 8 anos, neurotípica).”

Inicialmente tentaram atividades de mesa com ele, mas como ele está em casa, relutava em fazer, queria sair, ligar a TV, brincar com o cachorro.

“Ai por orientação das terapeutas mudamos a estratégia e montamos circuitos com os dois, pois isso ajudou na integração com a irmã, ao mesmo tempo em que estimula a coordenação motora grossa, equilíbrio, planejamento, que são as dificuldades apresentadas pelas crianças com autismo”, explicou.

E sem os equipamentos foi hora de improvisar, usando om mesas, cadeiras, lixeira. “No final deu supercerto, ao mesmo tempo em que a quarentena nos aproximou, pois estamos em casa em tempo integral, nos desafiou a contemplar a falta que as terapias e o convívio escolar retirou deles.”

Assista abaixo ao vídeo divulgado em redes sociais.
[movie_id#767]