Marília

Saúde faz roteiro para vacinação domiciliar contra a gripe em Marília

Saúde faz roteiro para vacinação domiciliar contra a gripe em Marília

Idosos acamados, com restrição de locomoção ou que residem em asilos e casas de repouso podem receber em casa a vacina contra a gripe em Marília. O atendimento segue registros da rede de saúde em cada região.

De acordo com a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, caso o acamado não esteja cadastrado, um familiar poderá comunicar a equipe para que seja possível a vacinação na residência.

A vacinação dos acamados segue cronograma estabelecido pelos serviços de saúde de cada região.

Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, lembra que esta vacina não imuniza contra a doença do Covid-19, porém como os sintomas gripais e do novo coronavírus são parecidos, a imunização permitirá aos médicos mais facilidade de diagnóstico.

“A vacina contra a Influenza protege dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B. O produto é feito de vírus inativado e não oferece risco de provocar gripe”, disse Alessandra

A vacinação segue na cidade com cronograma por faixas de proteção e ações especiais. Confira o calendário abaixo

CRONOGRAMA E DIA D

As fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe, por público alvo, serão as seguintes:
– 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde,  ;
– 16 de abril: professores, além dos doentes crônicos;
– 09 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.

A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.