Marília registrou nesta terça-feira o primeiro caso confirmado de coronavírus entre 56 suspeitas investigados. Seis casos foram descartados e o número de negativos subiu a 12.
O paciente confirmado é um homem de 53 anos, que está em isolamento domiciliar e teve exame feito por um laboratório particular. Ele detectou os primeiros sintomas da COVID-19 no dia 20/03, procurou um laboratório particular credenciado pelo Estado e fez o exame no dia 27/03.
Hoje (31), o laboratório com o resultado em mãos, notificou a Vigilância Epidemiológica de Marília informando que o paciente testou positivo para o coronavírus.
Segundo a saúde, o quadro clínico é bom e sem qualquer gravidade, apresentando apenas uma tosse seca. A partir de hoje, a Vigilância Epidemiológica fará o monitorando diariamente.
A Prefeitura informa também que mais três mortes estão sendo investigadas, duas mulheres (91 e 81 anos) e um homem (46 anos), totalizando quatro mortes investigadas em Marília.
Os dados estão em boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado na página do coronavírus da prefeitura.
A cidade ainda aguarda o resultado para dezenas de exames encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e colocados na fila. O órgão diz receber 1.200 exames por dia e prioriza casos internados e óbitos (veja aqui)
Em todo o país o Ministério da Saúde aponta 201 mortes, 5.717 casos confirmados e 3,5% é a taxa de letalidade.
Levantamento anterior, divulgado na segunda-feira, mostrava 159 mortes e 4.579 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.