Marília

Trecho interditado da SP-333 em Marília será liberado neste final de semana

Trecho interditado da SP-333 em Marília será liberado neste final de semana

A Entrevias Concessionária de Rodovias anunciou nesta sexta que trabalha nos últimos detalhes de pintura e limpeza de solo na obra de reconstrução do pavimento arrancado pela chuva na altura do quilômetro 308 da SP-333 (Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros) e programa a liberação do tráfego para sábado à tarde (11/04).

A rodovia está interditada desde 11 de fevereiro, quando o sistema de escoamento ficou sobrecarregado durante um temporal e uma cratera abriu na pista. O buraco engoliu dois veículos, um caminhão e um carro da própria empresa e provocou a morte de um supervisor (veja aqui).


A obra vai consumir exatos 60 dias. Logo após o ocorrido, a empresa divulgou uma projeção de 30 dias de trabalkho, mas o prazo foi estendido para 90 dias em função das chuvas. A Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) aceitou a indicação dos prazos.

Um comunicado da Entrevias lembra que outras rodovias do Estado de São Paulo também foram castigadas com o excesso de chuva registrada em fevereiro. Desde então, usuários da SP-333 foram informados por viaturas da concessionária e através dos PMVs da Entrevias a utilizar os desvios em ambos sentidos de direção.  Os bloqueios de tráfego localizados nos quilômetros 299 e 314 serão retirados.

A recuperação da rodovia envolveu construção de novo sistema de drenagem, recomposição de aterro e pavimentação, além da instalação de novos dispositivos de segurança. A nova galeria do sistema de drenagem é feita de concreto armado, tem 3 metros de largura por 3 metros de altura e 54 metros de extensão. Cada módulo (aduela) precisou ser içado por um guindaste de 180 toneladas. Novas placas de sinalização e defensas metálicas também foram instaladas.  

Para a reconstrução de todo o entorno do sistema de drenagem foram utilizadas mais de 10 mil toneladas de pedra, transportadas em cerca de 430 viagens de caminhão. No total, 30 trabalhadores participaram da obra.