Marília

Marília reorganiza serviços de saúde mental com psicólogos e psiquiatra

Marília reorganiza serviços de saúde mental com psicólogos e psiquiatra

Psicólogos da rede municipal de saúde em Marília foram realocados para unidades de atendimento destinadas a pacientes sem crises respiratórias para reorganizar e direcionar atendimento em saúde mental durante a crise do coronavírius na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal, além dos psicólogos todos os profissionais da atenção básica estão aptos a acolher e encaminhar os usuários da atenção em saúde mental e os médicos das Unidades Básicas e Estratégia de Saúde da Família passam a contar com um médico psiquiatra lotado na sede da Secretaria Municipal da Saúde, em serviço de matriciamento. O serviço permite discutir condutas clínicas em saúde mental, em especial para os casos mais complicados.

Simone Alves Cotrin Moreira, supervisora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que as Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, por constituírem locais de atenção à urgência e emergência continuam funcionando normalmente, e lembra que casos de menor gravidade devem preferir não buscá-las nesse momento, garantido o menor risco de propagação da pandemia.

“Os usuários que já estão em acompanhamento nas unidades especializadas (CAPS e Ambulatórios) recebem monitoramento via telefone e presencial, nos casos que assim exigem, e todos têm garantido o acesso às prescrições médica de uso contínuo”, disse Simone Moreira.

A supervisora destacou ainda que foi criado também um canal para atender aos profissionais de saúde que necessitarem e explica.

“Entendendo os profissionais de saúde do município como população exposta a fatores desencadeadores de angústia de um modo mais intenso durante a pandemia, foi criado em parceria com o Cerest um serviço específico para escuta desse profissional. Aqueles que sentirem essa necessidade de acolhimento pode ligar no telefone (14) 3422-1879, das 7h30min às 12h30min.”

Simone informou também sobre o autocuidado com a saúde mental neste período de pandemia. “As pessoas devem procurar se manter informadas sobre a pandemia, mas não consumir informações em excesso, manter uma alimentação saudável e número adequado de horas de sono, realizar exercícios de alongamento e atividades físicas mesmo dentro de casa, manter contato via telefone ou internet com aqueles que mais ama, mantendo a distância geográfica e diminuindo a distância afetiva.”