
A Origem, organização social ambientalista em Marília, prepara a produção de oito tambores de lixo e placas de incentivo ao despejo regular de material para tentar reduzir a sujeira deixada em avenidas que concentram grupos de público aos finais de semana.
A iniciativa foi tomada após repetidos mutirões de limpeza e tem apoio da prefeitura na produção das lixeiras e em um estudo para ampliar a iniciativa para outros pontos da cidade.
A campanha também tem apoio da Life, que doou latões que serão montados pela prefeitura.
Produzir e instalar as lixeiras é o menor dos desafios. A dificuldade é conseguir a ajuda de quem frequenta a avenida e outros pontos de concentração na zona leste da cidade.
Um dos tradicionais locais de encontro já recebeu dois cestos de coleta de garrafas, plásticos, lanches e outros resíduos deixados. Ainda assim, o lixo se acumula no chão a poucos metros dos cestos.
Integrantes da ONG discutem outras propostas, como discutir com a administração ações de fiscalização nos locais.
Mas a organização também discute campanhas educativas, placas de informação e ideias de incentivo para que o público dê alguns passos e jogue as garrafas no local certo, já que insistem em não levar o lixo para casa.