
A saúde municipal de Marília apresentou durante coletiva de imprensa nesta sexta detalhes de uma iniciativa para testes de coronavírus em assintomáticos em medida que expande a proposta de prevenção e tira de circulasção pacientes que não chegaram à rede de atendimenti. Descobriu situações como sete casos em equipes da saúde.
“Acho que a gente tem que continuar fazendo a diferença e pensar que só destes profissionais que a gente testou essa semana nós descobrirmos sete profissionais da nossa rede que estavam totalmente assintomáticos. Desses sete profissionais nós testamos as famílias, também estão comprometidas e com a doença também”, disse a enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora de Vigilância Epidemiológica em Marília.
Segundo a enfermeira, a saúde promove bloqueios não farmacológicos , testa pessoas e faz bloqueios familiares.
Em seu pronunciamento, a enfermeira disse que a medida para testar assintomáticos sofria críticas “de grandes profissionais e talvez grandes intelectuais do município de Marília”, mas que a equipe acreditou no projeto.
“No dia 1 de julho saiu uma deliberação da CIB, assinada pelo José Henrique José Henrique Germann, secretário de Estado Saúde, que afirma exatamente para que a gente teste assintomáticos, exatamente o que o município de Marília está fazendo desde o começo”, afirmou.
Ainda de acordo com a enfermeira, desde o começo da transmissão a cidade tenta fazer a diferença, sem usar modelos replicados ou copiados.
“Usar muito a epidemiologia de campo, percebendo o que é o município de Marilia, o nosso território, entendendo nossa população e, talvez, tendo a coragem e realizar abordagens diferentes”, afirmou.
Alessandra agradeceu o apoio de sua equipe por “aceitar e dividir comigo as abordagens que a gente realiza e não ter vergonha e falar vamos fazer mesmo”.
“Penso que se a gente fizesse isso desde o começo talvez grandes municípios que hoje estão com uma transmissão extremamente descompensada, para não falar outra coisa, teriam segurado isso porque a gente coloca essas pessoas em quarenta, em isolamento.”