Nacional

Filha de Braga Netto desiste de cargo na ANS após acusações de nepotismo

Filha de Braga Netto desiste de cargo na ANS após acusações de nepotismo


source
General Braga Netto
Agência Brasil
Homem que indicou filha de Braga Netto é irmão de assistente do ministro.

Depois de receber o aval da Casa Civil, Isabela Braga Netto , filha do ministro-chefe da pasta, general Walter Braga Netto, desistiu de assumir um cargo na Agência Nacional de Saúde (ANS) com um salário mensal de R$13 mil. A decisão aconteceu depois de acusações de nepotismo cruzado na contratação.

A informação foi confirmada por Rodrigo Rodrigues Aguiar, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, que seria chefe de Isabela na agência.  O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) cobrou explicações sobre a contratação da filha do ministro.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a contratação de Isabela iria acontecer após indicação de Daniel Meirelles Fernandes Pereira, diretor adjunto de Desenvolvimento Setorial. Ele é irmão de Thiago Meirelles Pereira, um dos auxiliares de Braga Netto na Casa Civil.

Na última segunda-feira (20), a Casa Civil deu aval para que Isabela fosse contratada para o cargo. Tal autorização se deve à natureza do cargo.

O que é nepotismo cruzado?

De acordo com a definição do Supremo Tribunal Federal (STF), nepotismo cruzado acontece quando agentes públicos empregam parentes um do outro visando vantagem política ou utilizando a nomeação como moeda de troca.