
Faleceu neste domingo em Marília a artista plástica Haydeé Monteiro, 88 anos, 45 deles dedicado a uma história de sucesso com artes plásticas.
Aquarelista versátil, produziu peças com muitos temas e inspirações, que vão de cenas cotidianas, paisagens, animais a autorretratos. Mas tinha alguns temas preferidos, como imagens de São Francisco.
Exposição de obras de Haydeé MOnteiro no Sun Valley Quality em Marília durante homenagem – foto Alessandra Martins
Fez sua primeira exposição em Ilha Bela em 1974. As obras foram muito bem recebidas e estava aberto o caminho para mais de 60 mostras em diversas cidades.
Morou e atuou em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras cidades do interior, como Indaiatuba. Além das exposições, teve suas obras em diferentes leilões. A boa recepção provocou ainda muitos prêmios e reconhecimento.
Haydeé com a amiga Gisele Maldonado durante homenagem do Rotary.
Em Marília sua primeira mostra aconteceu em 1977. Na cidade recebeu pelo menos quatro importantes homenagens, duas delas pela Câmara, uma da Secretaria Municipal de Cultura e uma do Rotary Club Marília Pioneiro, em uma iniciativa da amiga e admiradora Gisele Maldonado de Azevedo.
Na cidade, teve estúdio por muitos anos. Influenciada por amigos, levou parte de seus quadros para a internet nos anos 2000. Uma medida que evitava “porque eu os amo muito e ao pinta-los coloco neles a essência da minha própria alma”, disse em uma das postagens em que fala um pouco de sua vida.
“Após muitos anos de Reclusão com os meus próprios quadros, admirando os aponto de não expô-los na internet, somente expondo em diversos lugares e conseguindo sempre sucesso com críticas de artes elogiáveis desde Rio de Janeiro onde morei por dois anos e em São Paulo onde morei por quatro anos expondo e recebendo prêmios e participando de leilões de Artes.”
Foi casada com Emili Biggi, italiano da cidade de Treviso, com quem teve um filho, Carlos Monteiro Biggi, “o qual pinta muito bem”.
A despedida à artista será feita na sala 1 do Velório Municipal e o sepultamento foi marcado para às 12h30 desta segunda-feira no Cemitério da Saudade.