
Uma campanha iniciada por uma família reúne voluntários, arrecada recursos e suporte para recuperar uma área verde e criar um projeto de arborização e reflorestamento na periferia de Marília. Enfrenta desafios financeiros, técnicos e de conscientização de moradores.
A proposta surgiu pela experiência do servidor público Paulo Bonini, que há dez anos mudou com a família para o bairro Parque dos Ipês, na zona sul da cidade. “Em todo entorno de nossa residência existe uma área pública de sistema de lazer com nascentes, que estava em total abandono”, diz Paulo.
Ele diz que a situação provocava enchentes e enxurradas, despejo irregular de lixo e entulho e atração de animais peçonhentos e ratos. A ideia é ocupar o espaço com perfil de agrofloresta, que uma plantio de árvores frutíferas nativas com hortaliças e leguminosas.
“Desta forma podemos auxiliar tanto de forma social como educacional a comunidade e as duas escolas no entorno do bairro.”
O projeto começou com apoio da família e mais dois vizinhos. Uma intervenção do Ministério Público sobrea da prefeitura a implantação de rede de galerias pluviais.
“Hoje nossa tarefa ainda se encontra em plantar as árvores e recompor o solo por etapas. Conseguimos cercar partes do terreno com ajuda de um alambrado cedido pela prefeitura”, diz.
Muitas das mudas acabaram destruídas por queimadas ou pisoteamento de cavalos e vacas. O objetivo é concluir o cercamento, montar estrutura de manutenção com ferramentas e mudas de boa qualidade, fazer um viveiro de produção de mudas de hortaliças e enxertia de árvores e um barracão para atividades culturais e educacionais.
“Dependemos totalmente de ajuda externa, pois chegamos no limite de recursos, saúde e tempo.” Paulo Bonini chegou a organizar uma arrecadação online, que foi suspensa para ser lançada de forma mais ampla e com maior envolvimento de voluntários e doadores. Oferece um telefone para contato de interessados e eventuais colaboradores: (14) 99767-7377.