Marília

Toffoli faz última sessão como presidente do STF; veja frases sobre mandato

Toffoli faz última sessão como presidente do STF; veja frases sobre mandato

José Antonio Dias Toffoli, o mariliense que por dois anos ocupou o mais alto cargo no Judiciário do país – e por ele chegou a cumprir agenda como interino na Presidência da República – faz nesta quarta-feira seu último dia como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).

Nesta quinta, dia 10, o ministro Luiz Fux assume a presidência com Rosa Weber como vice. Dias Toffoli vai ocupar o lugar de Fux na 1ª Câmara

Em um balanço sobre a gestão, Toffoli disse que nesses dois anos a Corte proferiu 31.777 decisões colegiadas. O ministro apontou que, no final de 2018, havia mais de 1.200 processos liberados para julgamento pelo Plenário. Hoje, segundo ele, a pauta está com 369 processos, uma redução de quase 70%.

Toffoli, 52 anos, é formado em direito pela Faculdade do Largo São Francisco, da USP, e chegou ao STF depois de atuar como advogado geral da União na gestão do ex-presidente Lula.

Passou infância e adolescência em Marília, até mudar a São Paulo para cursar a faculdade. https://www.giromarilia.com.br/noticia/giro-marilia/de-marilia-toffoli-assume-stf-e-entra-na-linha-de-sucessao-nesta-5/13443

Veja algumas frases do ministro sobre seu mandato

“A decisão mais difícil da minha gestão foi a abertura do inquérito das fake news”, afirmou. “Mas já observávamos algo que acontecia em outros países: o início de uma política de ódio implantada por setores que querem destruir as instituições para provocar o caos”.

“Meu diálogo com o presidente Bolsonaro sempre foi brando e respeitoso, no sentido de manter a independência dos Poderes e sobre aquilo que cabe ao Supremo”, disse, ao recordar a demissão de ministros do governo que atacaram a Corte.

 “Não existiria Lava-Jato sem a Lei de Transparência, a Lei de Combate às Organizações Criminosas, a nova Lei de Lavagem de Dinheiro e a de Colaboração Premiada, das quais participei desde o nascedouro e tenho orgulho”

 “Nesse momento difícil, o Poder Judiciário esteve em pleno funcionamento, garantindo, com tenacidade, a efetiva continuidade da prestação jurisdicional”.

“Em meio à pandemia, seguimos sendo a Suprema Corte que mais julga processos no mundo. Aperfeiçoamos a gestão do acervo, o juízo de admissibilidade recursal e a gestão da repercussão geral, tornando o processo decisório do Tribunal mais célere e eficiente.”