
A Prefeitura de Marília alterou nesta quinta-feira a regulamentação de acesso para idosos nos ônibus de transporte coletivo em Marília e de acesso aos distritos.
A mudança acompanha as novas regras de funcionamento do comércio na cidade e atinge especialmente os horários liberados nos períodos da tarde e noite. Valem a partir da próxima segunda-feira, dia 14.
Passageiros com 60 anos ou mais estão liberados para uso em três faixas de horário com passagens gratuitas durante todos os dias da semana: 1) das 4h às 9h; 2) das 11 às 15h e 3) das 17h às 23h59min.
A mudança não atinge a regra sobre transporte gratuito de estudantes, que ficou suspenso com as aulas e eventos culturais na cidade.
O serviço tem sido alvo de críticas de usuários por lotação de ônibus especialmente nas linhas de atendimento a bairros mais distantes.
Também há reclamações e denúncias em redes sociais sobre passageiros aceitos sem máscara nos veículos e aglomeração para embarque no Terminal Urbano.
Bairros da zona Norte, como César Almeida e Julieta, e da zona Oeste, como
Jardim Veneza e Califórnia, estão entre as regiões com críticas.
A AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano), que representa as empresas Grande Marília e Sorriso de Marília, responsáveis pelo serviço urbano, diz que o setor opera com 35% da receita normal e oferece 50% do volume de viagens.
A associação diz que as empresas acompanham a movimentação para adequações e aponta quebra do equilíbrio econômico-financeiro previsto no contrato de concessão dos serviços.