O bispo emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, completou neste sábado, 12, 38 anos de sua ordenação episcopal, uma longa jornada toda dedicada ao trabalho em Marília, onde tornou-se referência para clero, comunidade e dioceses vizinhas.
Nascido em São Paulo em 24 de setembro de 1936, Dom Osvaldo foi ordenado presbítero em 1963. Atuava na arquidiocese de São Paulo e foi um dos mais engajados religiosos durante a instalação da Diocese de Jundiaí.
Naquela cidade ocupou diversas funções de influência, como Vigário Geral e Reitor do Seminário. A partir delas obteve sua ordenação como bispo, em 1982, e sua nomeação para atuação em Marília como bispo auxiliar de Dom Daniel Tomazella.
Assumiu a função de Bispo Diocesano em dezembro de 1992 e manteve a função até 2013, quando afastou-se como Bispo Emérito e Dom Luiz Antonio assumiu a Diocese.
Aos 83 anos, é um religioso lúcido, integrado ao trabalho e disciplinado em atualização. Antes da epidemia participava pessoalmente em todas as reuniões do clero e dos encontros de bispos da Província de Botucatu, que une oito dioceses.
“Ele ainda participa de forma muito ativa em todas as liturgias fortes. Vai à Catedral, concelebra com Dom Luiz. Antes disso atendida todos os dias no Santuário da Glória”, explica padre Thiago Barbosa, pároco na igreja de Santa Rita, na zona sul, e responsável pela Pastoral da Comunicação.
O padre lembra um evento especial, quando ainda era seminarista e foi a um curso em São Paulo. “O curso teve a participação do Cardeal. Quando me apresentei como seminarista de Marília, ele veio perguntar sobre Dom Osvaldo. E me disse: vocês têm um santo em vida.”
O aniversário do bispado também recebeu lembranças e homenagens na região. “Nossa saudação cheia de carinho e afeto é para esse nosso amado pastor: Dom Osvaldo Giuntini. Ele que usou como lema de ordenação “Dou-vos minha vida” tem provado a cada ano a sua uma entrega generosa e total ao reino de Deus aqui na Diocese de Marília. Parabéns querido bispo que as bênçãos de Deus o sustente e o conduza sempre mais”, postou padre Edson, pároco em Quintana.
Em um vídeo para marcar seus 80 anos de idade, Dom Osvaldo fez um depoimento sobre sua vida atuação e fé, que pode ser assistido na página da Diocese no Facebook.