Marília

Plano de Mobilidade prevê novo sistema viário, radares e abre consulta pública

Plano de Mobilidade prevê novo sistema viário, radares e abre consulta pública

A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) divulgou nesta quinta-feira o relatório final do plano de mobilidade urbana para Marília com um conjunto de propostas que incluem mudanças viárias, novos eixos e medidas de controle de velocidade.

A divulgação do plano abre também etapa de consultas públicas para manifestação da comunidade sobre o plano e sua implantação.

A Consulta Pública será realizada durante 15 dias. Começa no dia 21 de Setembro e termina às 17h do dia 5 de Outubro. As sugestões e comentários poderão ser encaminhadas pelo email [email protected] ou como correspondência convencional pelos correios ou com protocolo direto na Emdurb.

Além disso, está programada uma Audiência Pública a ser realizada no dia 16 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da Teatro Municipal.

O plano foi produzido por uma empresa terceirizada. Apresenta as diretrizes para das propostas que vão desde projeto para que o tempo máximo de deslocamento na cidade seja de 30 minutos a Incentivos para que a população use espaços públicos.

Prevê melhoria do transporte público e defende maior uso de bicicletas, com a ideia de vias seletivas para bicicletas, motocicletas e para ônibus e “vans”, em ruas distintas, sempre visando a redução dos conflitos com o tráfego de automóveis.

O termo “ciclovia” aparece três vezes nas 63 páginas do estudo, basicamente relacionado com a proposta do parque linear ao lado da ferrovia.

A oitava diretriz, que trata do controle de velocidade, prevê limites máximos de acordo com as vias e o uso de radares com “intuito pedagógico”. Uma tentativa de instalação de radares na cidade foi uma das primeiras grandes polêmicas enfrentadas na administração do prefeito Daniel Alonso  O projeto também indica maior eficiência da fiscalização com aumento do efetiva da “guarda municipal”, que nem existe na cidade. A fiscalização é feita por agentes da Emdurb.

O plano prevê ainda substituição das tradicionais lombadas por obstáculos mais largos, que impliquem em redução de velocidade com menos riscos.

A proposta estabelece ainda que a Emdurb seja responsável por encaminhar à prefeitura as indicações de obras de asfalto e dá para a empresa medidas como adequação de calçadas, que hoje está vinculada à Secretaria de Planejamento Urbano.

Confira a íntegra do relatório. A Emdurb divulga ainda nesta quinta todos os anexos e projeções do estudo, que podem ser acessados no site da empresa .