
O Procon de Marília promove nesta sexta-feira uma operação de fiscalização e acompanhamento de preços em supermercados da cidade em trabalho com apoio da Fundação Procon do Estado pela regional de Bauru.
Duas equipes participam da operação. As visitas acompanham denúncias de moradores que indicaram pontos da cidade em que teria ocorrido abuso em preços. A operação acontece de forma simultânea em cidades do Estado.
O diretor do Procon Marília, Guilherme Moraes, explicou que eventuais casos de aumento abusivo provocam notificações que podem ser transformados em multas além de outras medidas.
“Os preços têm sido aumentado de forma repetida e isso gera preocupação e insegurança dos consumidores”, diz Guilherme.
Em todas as visitas o Procon analisa notas de compra e venda para investigar a variação de preços. Explica que às vezes o supermercado já comprou mais caro e está só repassando.
Valéria Cunha, coordenadora do Procon/Bauru, participa das vistorias na cidade e explicou que não existe tabelamento nem proibição de reajustes, mas não são permitidas altas abusivas, especialmente em relação a produtos da cesta básica.
”É muito importante que o consumidor aponte os abusos de forma correta, com formalização junto ao Procon, identificação do estabelecimento e outras informações que possa agregar, isso facilita o trabalho e as medidas de controle”, explicou.
O Procon orienta ainda os consumidores a fazer pesquisa de preços nas empresas e adotar medidas como trocar marcas de produtos nos casos em que verifique abusos ou aumentos de maior impacto.