
A Prefeitura de Marília firmou contrato com a empresa Sime Prag do Brasil Ltda para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que já atingiu 1.494 pessoas na cidade.
A cidade registrou 4.008 casos suspeitos da doença em 2020, dos quais 2.415 foram descartados e há 96 casos à espera de exames.
O contrato envolve nebulização de inseticidas, adulticidas e larvicidas, em ações de bloqueio de controle de criadouros e bloqueios para o combate a vetores.Além do Aedes aegypti o trabalho combate a Lutzomia longipalpis (conhecida como mosquito palha), transmissor da leishmaniose.
A empresa deve complementar trabalhos como remoção de criadouros e recipientes inservíveis nos imóveis e logradouros públicos do município e ações previstas no Programa Nacional de Controle das Arboviroses, destinados à Secretaria Municipal da Saúde
A Secretaria da Saúde anunciou ainda parceria com uma empresa nacional, que fornecerá de forma gratuita ao município o larvicida biológico composto pela bactéria Bacillus thuringiensis israelensis.
O produto, atóxico e inofensivo a animais e humanos, e será usado inicialmente nas unidades escolares estaduais e municipais.
A saúde reforçou alerta para combate à dengue o ano todo e que a participação da população neste combate é muito importante e isso pode ser feito com vistorias e limpezas nos quintais e em vasos de plantas, pelo menos dois dias da semana
A transmissão da dengue pode ocorrer durante o ano todo, em especial em dias quentes durante e pós-períodos chuvosos.