O professor aposentado Paulo Martinez, 87 anos, defensor da participação dos idosos na discussão política e votação, ganhou visibilidade estadual com uma entrevista à TV Tem em Marília que acabou reproduzida em todo o Estado no programa Bom Dia SP, da Rede Globo, nesta quarta-feira.
Apesar de o voto ser obrigatório para maiores de 18 anos, eleitores com idades a partir de 70 anos podem escolher. O professor votou em todas as eleições e pretende participar neste ano também.
“Isso é responsabilidade nossa, não vamos fugir. Seja lá como for os prefeitos serão eleitos e os vereadores serão eleitos, com ou sem a nossa participação. E o que eles vão fazer vai afetar nossa vida”, diz o professor na entrevista.
A eleição deste ano terá horário preferencial para idosos entre 7h e 10h e a Justiça pede que os eleitores compareçam. Regras de distanciamento, álcool em gel e uso de máscaras serão algumas das regras de prevenção.
Autor de 14 livros nas áreas de educação, política e sociologia, Paulo Martinez diz que a importância do idoso na política não se limita à participação ou militância. “Pelo próprio peso da vivência é de se supor que o idoso tenha mais capacidade de comedimento, de ponderação, de avaliação das coisas”, diz o professor.
Nascido em Oscar Bressane, Paulo Martinez viveu em Marília até o início da fase adulta, quando mudou-se para São Paulo para estudar Ciências Sociais na USP.
Atuou como professor e gestor em grandes empresas até sua aposentadoria e retornou para Marília na década de 80. Na cidade, foi professor na Fundação Eurípides Soares da Rocha.
O vídeo com a íntegra da entrevista pode ser visto na página da TV Tem na plataforma Globoplay