Imagens áreas produzidas pelo fotógrafo Diego Justo mostram o novo desenho da praça Maria Izabel, no centro de Marília, após reforma de R$ 1,387 milhão após previsão de até R$ 4 milhões de investimentos.
A praça terá nova fonte com substituição de equipamento histórico que estava fora de funcionamento e remodelação dos espaços para estacionamento, que na maior parte já receberam asfalto.
Terá ainda áreas de trânsito de pedestres, arborização já formada na calçada e em alguns pontos da praça, que recebe grande cobertura por grama. Segundo a prefeitura, o projeto inclui sinal de wi-fi, iluminação em lede e previsão de eventos com música ao vivo e ocupação de lazer e cultura.
Embora seja apresentada como reforma da Praça São Bento, a obra remodela a Praça Maria Izabel, separada da praça da igreja São Bento pela expansão da rua Sergipe. É um espaço municipal, diferemnciado da praça da igreja, que pertence à Diocese da cidade.
A obra provocou polêmica desde seu anúncio com a previsão de investimento milionário, projetado em sistema de financiamento direcionada, que não poderia ser usado em outras áreas de atendimento público. Além disso enfrentou contestações técnicas e judiciais no Tribunal de Contas. O projeto acabou reduzido e executado pela Codemar.