
A Feira de Adoção de Animais realizada junto às feiras de domingo no centro de Marília retomou atividades após suspensão por prevenção à epidemia de coronavírus e deve ser realizada regularmente para encaminhar cães e gatos recolhidos pela empresa BG Zagrossi, contratada pela prefeitura da cidade para oferecer o serviço.
Batizada como feirinha de adoção, o evento acontece os domingos das 9h às 13h. Atualmente a empresa tem aproximadamento 70 animais para encaminhamento.
“Retomamos a feirinha no último domingo, mas ainda temos muitos animais entre cães e gatos para serem adotados pela população mariliense. Quem tiver interesse, basta comparecer aos domingos, das 9h às 13h”, diz a médica veterinária da BG Zangrossi, Thayrine Marques Oshima.
São cães e gatos tratados, castrados, vacinados, vermifugados e com microchip de identificação. Os novos tutores são devidamente identificados e orientados sobre a importância da posse responsável para que o animal tenha qualidade de vida.
O dispositivo eletrônico é aplicado sob a pele (subcutâneo) e os dados ficam no banco de dados da empresa. Dessa forma a localização pode ser detectada em eventual inadaptação, fuga ou novo abandono.
O sistema já está adequado ao Novo Código Zoosanitário aprovado no município recentemente. Conforme a nova lei, feiras de animais só poderão acontecer mediante o uso da tecnologia de chipagem nos cães e gatos.
Ao constatar um animal abandonado, em perigo ou em situação de maus tratos, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A equipe especializada recebe a informação da ocorrência e faz o resgate.