Marília

Saúde compra antibiótico para Covid em meio a crise de fornecimento

Saúde compra antibiótico para Covid em meio a crise de fornecimento

A Secretaria Municipal de Saúde em Marília formalizou a compra de 30 mil unidades do azitromicina, um antibiótico indicado pra tratamento de Covid-19 que ficou em falta em boa parte da rede municipal durante pelo menos dois dias, conforme revelado pelo Giro Marília.

Segundo a pasta, a compra deve garantir atendimento por no mínimo três meses considerando o atual quadro de evolução da epidemia na cidade. A previsão é que a entrega seja feita na próxima terça-feira. A saúde vem usando medicamentos emprestados de um prestador e segundo a pasta o fornecimento já está normalizado.

Um documento divulgado pela Saúde mostra que três tentativas de compra junto ao fornecedor cadastrado foram impossibilitadas pela falta de medicamento no mercado.

As compras foram tentadas em abril, agosto e outubro, seguindo pregão de compras que já havia sido realizado e estava em vigor. A nova aquisição foi feita com dispensa de licitação em função da emergência provocada pela falta do remédio.

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, disse ao Giro Marília que mesmo assim a pasta fez uma pesquisa de preço que está documentada para análise.

A compra foi fechada com uma distribuidora representante da Pfizer, responsável pelo medicamento Zitromax. O custo é mais alto que o de medicamentos genéricos, mas a aquisição foi feita para garantir o fornecimento. Cada unidade custou R$ 4,50

“Não é um questão de escolher marca, mas de garantir o fornecimento em um momento de crise de abastecimento no mercado, de muitas cidades que já viveram problemas até mais graves de desabastecimento”, disse o secretário.

Pacientes relatam ainda falta de ivermectina em unidades de saúde. O remédio, um vermífugo, é indicado por avaliação individual dos médicos e não consta do protocolo municipal, por isso não há fornecimento regular.