Nacional

Olho no Céu - Chuvas de meteoros podem ser vista a olho até dia 14

Olho no Céu - Chuvas de meteoros podem ser vista a olho até dia 14

Entre as noites de 6 a 14 de dezembro o céu do Brasil será infestado de meteoros. Serão oito chuvas de meteoros, sendo que seis delas irão ocorrer próximas entre si, incluindo a belíssima chuva de meteoros Geminids que proporciona a observação de 150 meteoros a cada uma hora.

Segundo o portal Climatempo, qualquer observador localizado no Brasil poderá observar, mas a visibilidade será influenciada pela poluição luminosa do local, tendo um céu sem nuvens e sem nebulosidade.Poderá ser observado a olho nu em áreas de baixa ocupação e de céu aberto.

Durante as noites de 08 a 14 de dezembro serão seis chuvas de meteoros ocorrendo próximas entre si e podendo ser visíveis a olho nu, mesmo nas cidades com poluição luminosa, mas a quantidade de meteoros por hora (THZ) será menor, se comparada com os observadores localizados nas cidades sem poluição luminosa. Isso não significa que deixará de ser um belo espetáculo no céu.

Como as datas dessas seis chuvas de meteoros são relativamente próximas, o que poderemos ver são vários meteoros riscando o céu nas constelações do Unicórnio, Órion, Cão Menor, Hidra e Gêmeos. 

A melhor noite de observação ocorrerá em 08 de dezembro, a partir das 22 horas e 30 minutos (aproximadamente), com previsão de 2 meteoros por hora e magnitude de 3.0. A Lua não atrapalha as observações dos meteoros.

Todas as terças feiras, às 21 horas, o professor Marcos Calil entra ao vivo para informar os amantes da Astronomia Observacional sobre quais fenômenos astronômicos observar no céu. Em especial, no programa que está gravado desta última terça feira, 1 de dezembro de 2020, Marcos Calil explica como observar a olho nu algumas dessas chuvas de meteoros descritas aqui, além dos planetas Júpiter, Saturno, Marte e Vênus e o Eclipse Solar que ocorrerá durante o dia de 14 de dezembro.