A AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano) protocolou na Prefeitura de Marília um pedido de reajuste dos valores das passagens de ônibus para valor de R$ 6,24. A tarifa atual é de R$ 3,80.
A entidade argumenta que o reajuste é necessário para o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. O reajuste seria de 64%. O pedido representa as duas empresas responsáveis pelo serviço na cidade, a Grande Marília e a Sorriso de Marília.
O valor foi apresentado em uma planilha enviada à Prefeitura com cálculos sobre perdas e prejuízos que as empresas de transporte teriam acumulado durante a epidemia. Inclui ainda cálculos da inflação acumulada. O último reajuste foi aplicado em março de 2019.
Procurara, a associação informou que “não vai comentar o processo de readequação do equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão do serviço de transporte coletivo”.
Segundo a empresa, o pedido de reajuste apresenta o necessário para que o sistema possa continuar operante.
O gerente administrativo da Viação Sorriso de Marília e um dos diretores da AMTU, Alexandre Santiago, diz que o setor vê esta decisão com muita preocupação e que o setor foi um dos mais afetados com a pandemia e suas medidas de restrição e prevenção.
“Um resultado que prejudica tanto a população, como as prefeituras e as empresas de ônibus, pois os prejuízos acumulados com o aumento dos custos e a redução das receitas estão quase provocando um colapso no sistema.”
Segundo o dirigente, a ausência de subsídios federais acaba restringindo a solução apenas para os municípios, que terão de que arcar sozinhos ou repassar para os clientes o ônus do reajuste necessário e inevitável.
O setor aguardava uma decisão do govenro federal para suporte às empresas na crise da Covid, como aconteceu com diferentes setores, mas foi surpreendido por uma decisão contrária do presidente Jair Bolsonaro.
As empresas também aponta medidas de recomposição em diferentes cidades do país, inclusive com subsídios das prefeituras em alguns municípios para garantir o equilíbrio dos contratos.