Marília atingiu na tarde desta segunda-feira índice de 77% de ocupação em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinadas ao controle de coronavírus e o secretário municipal da Saúde, Cássio Luís Pinto Júnior, divulgou uma mensagem de alerta em redes sociais.
Segundo o balanço divulgado pelo secretário o Hospital Universitário registra 19 UTIs ocupadas em 20 vagas pelo SUS nesta tarde. A Santa Casa tinha nove pacientes em dez vagas e o Hospital das Clínicas 15 em 26 vagas.
São 43 dos 56 leitos de SUS ocupados. A ocupação cresce com os leitos de convênios e particulares.
“Estamos caminhando rapidamente para uma situação de ocupação total de nossa capacidade, caso a população não interrompa o comportamento atual”, diz o secretário
Veja a íntegra da mensagem divulgada
“ATENÇÃO! Estamos caminhando rapidamente para uma situação de ocupação total de nossa capacidade, caso a população não interrompa o comportamento atual. Estamos próximos de disponibilizar a vacina a população, quando órgãos responsáveis autorizarem.
A Secretaria de Saúde de Marília já antecipou seu planejamento e o cronograma da ação será executado quando o Governo do Estado de São Paulo enviar o quantitativo correspondente.
Colapsar nossa rede neste momento seria péssimo para todos, uma vez que teríamos que encaminhar pacientes para tratamento em outros municípios. Assim sendo:
– EVITE LOCAIS COM AGLOMERAÇÃO
– USE SEMPRE MÁSCARA CORRETAMENTE (COBRINDO NARIZ)
– PROMOVA DISTANCIAMENTO AO CONVERSAR
– HIGIENIZE CONSTANTEMENTE AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO
– NÃO TOQUE COM AS MÃOS OLHOS, NARIZ OU BOCA
– ADOTE MEDIDAS DE PROTEÇÃO E CUIDADOS AO RECEBER PARENTES NAS FESTAS FIM DE ANO, SE POSSÍVEL, EVITE!”