
Marília registra neste sábado um triste recorde com 96,43% de ocupação em vagas de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) destinadas ao atendimento de pacientes com Covid-19 ou casos suspeitos.
São 54 pacientes em vagas de UTI para 56 vagas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no HBU, Santa Casa e Hospital das Clínicas.
O levantamento de ocupação de leitos divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra ainda que 82,5% de todas as vagas de hospitais – incluindo UTIs e leitos de enfermaria – estão ocupados.
A cidade tem 99 pacientes em hospitais, com 45 nas enfermarias (70,31% das vagas oferecidas).
O índice superar o pico atingido no dia 30 de dezembro de 2020, quando a cidade teve 94,64% de ocupação nas UTIs e 74% de ocupação total.
A lotação de hospitais cria um risco de colapso no sistema de saúde com muitas complicações para atendimento a pacientes. É ainda um indicador para medidas mais drásticas de restrição de mobilidade de pessoas e contenção da evolução do coronavírus.