
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Marília decidiu adiar para terça=feira uma decisão sobre a reclassificação do Plano São Paulo, anunciada no início da tarde desta sexta, que colocou a Regional de Marília na Fase Laranja do Plano São Paulo.
Segundo comunicado oficial, o comitê entende que houve pouco tempo para analisar todas as informações da reclassificação, que envolvem ainda série de mudanças nas restrições da faixa laranja, como maior liberdade de horário para comércio, autorização para shopping, academias e eventos.
O setor mais prejudicado na reclassificação é o de bares, que pelas regras do governo do Estado estariam impedidos de oferecer atendimento presencial aos clientes.
O encontro destacou que a grande preocupação no momento é a taxa de ocupação de leitos UTI Covid, que nos últimos dias variou entre 94% e 100%. O alto índice de internações foi apresentado pelo governo do Estado como justificativa para regressão de Marília.
“Essa mudança no critério de avaliação do Plano São Paulo, que baixou a taxa de ocupação de leitos UTI Covid de 75% para 70% prejudicou a DRS de Marília na reclassificação feita nesta sexta-feira, mas estamos cientes do momento complicado que estamos passando. Por isso, vamos nos reunir novamente na terça-feira para que o Comitê possa deliberar as ações que forem mais apropriadas para o momento”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
A reunião será feita na terça-feira a partir de 14h30 e o resultado deve ser apresentado na sequência em coletiva de imprensa.