Marília

Saúde de Marília divulga estrutura e plano municipal de vacinação contra Covid

Saúde de Marília divulga estrutura e plano municipal de vacinação contra Covid Saúde de Marília divulga estrutura e plano municipal de vacinação contra Covid Saúde de Marília divulga estrutura e plano municipal de vacinação contra Covid Saúde de Marília divulga estrutura e plano municipal de vacinação contra Covid
Saúde de Marília divulga estrutura e plano municipal de vacinação contra Covid

A Prefeitura de Marília projeta usar 500 mil unidades de bandagem e 30 caixas térmicas poliuretano, 244 mil seringas e 244 agulhas; equipes próprias e residentes da Faculdade de Medicina de Marília no plano de vacinação contra a Covid.

Os detalhes foram divulgados nesta quinta com a informação de que o plano de atuação está pronto e aguarda apenas a definição dos governos federal e estadual sobre datas e entrega das vacinas.

Segundo a prefeitura, a cidade vai seguir proposta de quatro fases de vacinação prioritária: primeira fase – trabalhadores da saúde, 75 anos e mais, 60 anos e mais institucionalizados; segunda fase – 60 anos e mais; terceira fase – comorbidades; e quarta fase – professores, nível básico ao superior; forças de segurança e salvamento, funcionários e sistema prisional.

Marília tem por volta de 65 mil pessoas nesses grupos prioritários: 20.000 na primeira fase; 23.500 na segunda fase; 18.000 na terceira fase; 3.000 na quarta fase.

“O município conta atualmente com 67 salas de vacinas cadastradas, sendo cinco privadas e 62 públicas. Destas 62 unidades públicas que realizam vacinação, 50 delas estão na Atenção Primária à Saúde.”

“Diante dessa realidade, as unidades de saúde da Atenção Primária devem realizar até o dia 31 de janeiro a atualização dos cadastros e também o cadastramento da população de 60 anos e mais no PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) e no Cadastro Individual”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.

Para garantir segurança total às vacinas, a Prefeitura de Marília adquiriu no ano passado com recursos próprios (R$ 34.500,00) um gerador automático, da marca Tec Max, modelo TG-30F, com potência de 30 KVA, que pesa 588 kg.

Esse gerador será instalado no pátio externo da Secretaria Municipal da Saúde, logo abaixo da Sala de Vacina. Dessa forma, não haverá nenhum risco de perda de vacina, caso ocorra um problema maior de energia.

Atualmente a Sala de Vacina já conta com um sistema que garante por pelo menos 48 horas a qualidade das vacinas armazenadas no local.

“Com o gerador, a gente fica muito mais tranquilo, pois se elimina qualquer risco de perda de vacinas em caso de um grave problema na rede elétrica”, disse Cássio Júnior.