
A professora Patrícia Minoti, da rede Municipal de ensino de Marília, foi uma das vencedoras do concurso literário “Infelizes para Sempre” e teve conto selecionado para integrar livro com outros autores do país. A produção pode ter ainda impressão, que busca financiamento coletivo para os cursos.
O concurso foi promovido pela Psiu Editora no fim de 2020 e selecionou cerca de 30 contos. A proposta do concurso era reunir contos de fadas adaptados para uma versão de terror ou suspense, apresentando uma abordagem mais sombria. Este é o primeiro concurso literário do qual a professora participa.
“Ter meu texto escolhido logo de primeira para mim foi uma surpresa e uma alegria imensa. Sempre gostei de escrever, mas nunca imaginei que pudesse ter um texto publicado”, comenta.
O conto “Desejos, acordos e maldições” é uma releitura do conto de fadas “Rapunzel”. Na sua versão mais conhecida, a história retrata uma garota de cabelos longos que é presa numa torre após sua mãe ter desejado legumes do quintal de uma bruxa, que exigiu a menina em troca.
Já a versão escolhida para o livro conta com desejos bizarros, acordos perigosos e maldições surpreendentes! “Os leitores irão encontrar muito da história original no conto, mas também irão se deparar com elementos novos, que inseri para envolver o leitor mais ainda”, explica.
A literatura, segundo a professora, é fundamental na vida das pessoas e traz muitas questões implícitas passíveis de reflexões.
“Ao abordar a questão de Rapunzel em meu conto tive o propósito de trazer algumas discussões nas entrelinhas, como a necessidade de enfrentar as adversidades de frente, de não se vitimizar”, comenta.
De acordo com Michele Kataoka, organizadora do livro, a obra pretende mostrar o outro lado dos contos de fadas. “O cinema e a televisão popularizaram essas histórias sempre com a perspectiva do final feliz, no entanto os contos originais tem um cunho mais pesado, que foi se atenuando com o tempo”, comenta.
Para apoiar a publicação, as pessoas poderão acessar o link da catarse, realizar um cadastro e participar através da doação de um valor acessível (a partir de R$ 15,00) com recompensas em prêmios para quem ajudar. Empresas interessadas em patrocinar a Antologia também poderão realizar doações.
“Eu ficaria muito feliz ao ver Marília participando, afinal são escritores de várias partes do país e ter nossa cidade representada é um orgulho”, finaliza Patrícia.
O financiamento coletivo pode receber apoios até o dia 13 de fevereiro de 2021. Para saber mais acesse o link oficial https://www.catarse.me/infelizes